Espetáculo “As Leves e Discretas” na Aldeia Kaingang
A aldeia indígena kaingang Fag Nór, localizada em Passo Fundo, será o cenário da apresentação da peça de teatro “As Leves e Discretas” na próxima terça-feira, dia 13. Este espetáculo, que já percorre o Rio Grande do Sul desde maio de 2025, é uma visão única do movimento tradicionalista, apresentada pelas palhaças Beberta e Tagarela. Ambas sonham em abrir um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), oferecendo um olhar diferente sobre a cultura local.
Integrando o projeto “Leves pelos Pampas”, que é parte da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o espetáculo levará sua mensagem por 14 cidades gaúchas, proporcionando apresentações em diversos territórios. Uma característica importante da peça é que ela é gratuita e conta com intérpretes de Libras, tornando-a acessível a um público mais amplo.
Idealizada em Passo Fundo, a peça teve sua estreia em 2023. Utilizando a palhaçaria feminina como forma de expressão, as personagens abordam temas sensíveis, como a violência contra a mulher e o machismo, propondo uma reflexão necessária sobre essas questões. A atriz e idealizadora do projeto, Dani Dal’Forno, comenta sobre o impacto que o tema gera no público: “Notamos que o tema toca profundamente as pessoas; muitas relatam perceber aspectos da própria cultura e da própria vida sobre os quais nunca haviam parado para refletir. Há emoção, reconhecimento e acolhimento mútuo”.
Até o momento, as atrizes já passaram por sete cidades, levando sua mensagem e arte para diferentes comunidades. Depois da apresentação na aldeia kaingang, a equipe seguirá para a fronteira do estado, com apresentações marcadas em Porto Xavier na quinta-feira, dia 15, e em Uruguaiana na sexta-feira, dia 16. O projeto visa não apenas entreter, mas também provocar uma discussão significativa sobre a identidade e os desafios enfrentados pelas mulheres em nossa sociedade.
