A Trajetória Brilhante de Tânia Maria
Tânia Maria, aos 79 anos, se destacou recentemente ao ser mencionada para a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar 2026, em razão de sua atuação no novo filme de Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto”. Embora a indicação não tenha se concretizado, o diretor do filme fez questão de compartilhar uma foto ao lado da atriz, evidenciando a amizade e colaboração entre eles.
A artista iniciou sua jornada no mundo do cinema tardiamente, aos 72 anos, com sua atuação no aclamado “Bacurau”, também sob a direção de Mendonça Filho. Desde então, Tânia e Kleber estabeleceram um forte laço profissional que culminou na interpretação de Dona Sebastiana, personagem que lhe rendeu elogios e visibilidade na indústria cinematográfica.
Reconhecimento e Gratificação
Em uma entrevista à CNN Brasil, realizada pouco antes da divulgação das indicações ao Oscar, Tânia refletiu sobre a notoriedade que o filme conquistou. “Na hora que eu estava filmando, eu não pensei em nada disso. Eu estava ali, simplesmente me divertindo com o Wagner Moura. Não imaginei que seria esse sucesso enorme”, compartilhou a atriz, expressando sua surpresa e alegria diante do reconhecimento.
O impacto das indicações brasileiras teve uma repercussão mundial, e Tânia foi destacada pelo The New York Times como o “novo ícone do cinema brasileiro”. Esse título não só exalta sua carreira, mas também simboliza a ascensão de uma artista que começou sua trajetória na terceira idade e busca inspirar novos talentos.
Um Futuro Brilhante à Vista
A agora renomada atriz tem planos audaciosos para o futuro: “Aos 72 anos eu comecei e quero ir até os 100 anos (…) Desejo continuar trabalhando, pois não me considero velha. É gratificante receber o reconhecimento por um trabalho bem feito”, afirmou Tânia, transmitindo sua determinação e amor pela arte.
Além de Tânia, “O Agente Secreto” também conquistou quatro indicações ao Oscar 2026, incluindo Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Ator para Wagner Moura. O filme ainda foi indicado na nova categoria de Melhor Elenco, que reconhece o esforço coletivo de atores como Gabriel Domingues e todo o elenco envolvido na produção.
