Competição Promissora em Taíba
O Surf Brasil Pro 2026 inicia a corrida pelo título brasileiro masculino neste fim de semana na Praia da Taíba, localizada em São Gonçalo do Amarante, no litoral oeste do Ceará. O Rio Grande do Norte se destaca com um time de 22 surfistas, formando o terceiro maior grupo estadual na categoria masculina. No entanto, a equipe potiguar não conta com representantes femininas nesta competição. O time será liderado por Jadson André, que traz uma vasta experiência após ter competido no circuito mundial por mais de uma década. O evento começa neste sábado e se estenderá até o dia 1º de março, com transmissão ao vivo pelo canal Surf Brasil TV no YouTube.
Com um elenco diversificado, a equipe potiguar inclui desde Narciso Inácio, campeão brasileiro Sub-12 do ano passado e um dos mais jovens competidores do torneio, até Bruno Grilo, de 55 anos, que traz sua experiência. Outro destaque é Junior Rocha, tricampeão brasileiro Master de 2022, 2023 e 2024, que reside em Nísia Floresta. Além de Jadson André, os potiguares Israel Junior, campeão brasileiro, e Mateus Sena, que ficou em quarto no ranking do ano passado, são considerados fortes competidores para conquistar a vitória no Surf Brasil Pro no Ceará.
Títulos e Histórias no Surf Potiguar
O Rio Grande do Norte possui uma rica história no circuito de surf profissional, com quatro títulos de campeões brasileiros desde seu início em 1987. O primeiro a se destacar foi Joca Junior, que conquistou o título em 1996. Subsequentemente, o campeão olímpico Ítalo Ferreira garantiu sua vitória em 2014, seguido por Jadson André em 2018 e Israel Junior em 2022. Este último conquistou seu título após uma grande final emocionante nas ondas da Praia da Taíba, que agora será novamente o palco do Surf Brasil Pro 2026.
Israel Junior, conhecido por suas manobras aéreas impressionantes, obteve notas máximas de 10 e 9 em sua vitória sobre o cearense Messias Felix, considerado um dos melhores do Brasil. Ele é um dos 24 cabeças de chave que iniciarão na quarta fase da competição, onde será disputada uma premiação recorde de meio milhão de reais por etapa.
Potiguares em Destaque na Competição
Na quarta fase, Israel Junior está programado para competir na 13ª bateria das dezesseis programadas. Outros quatro potiguares também estão entre os destacados do top-24: Mateus Sena começará a competição, seguido por Deyvson Santos na segunda bateria, Adauto Sena na quarta e Jadson André na quinta. Além deles, mais quatro surfistas potiguares se juntam aos 48 competidores que estrearão na segunda rodada, incluindo Samuel Joca, filho do campeão brasileiro Joca Junior, Alan Jhones, Kayan Medeiros e Jonatha Santos, que entrarão nas respectivas baterias.
Os demais 13 representantes do Rio Grande do Norte irão competir na fase inicial. A relação completa dos 22 surfistas potiguares que participarão da abertura do Surf Brasil Pro 2026 na Praia da Taíba é a seguinte: dos 10 que residem em Natal, destacam-se Jadson André, Mateus Sena, Deyvson Santos, Jonathan Freitas, Emanoel Tobias, Arthur Alves, Johnny Ferreira, Djackson Paulino, Paulo Henrique Grilo e Bruno Grilo. Em Baía Formosa, estão 8 surfistas, incluindo Israel Junior, Alan Jhones, Adauto Sena, Samuel Joca, Kayan Medeiros, Jonatha Santos, Levi Silva e Narciso Inácio. Também participam Junior Rocha de Nísia Floresta, Bernardo Brizola de Tibau do Sul, Jonatans Nascimento de Touros e Fabricio Rocha, que reside em São Sebastião (SP).
