Oportunidade de Formação na UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), anunciou a realização de um processo seletivo para a contratação de um formador convidado no curso de Licenciatura Intercultural Indígena, localizado no Campus Frederico Westphalen. Este curso é parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica, conhecido como Parfor Equidade, conforme estabelece o Edital Conjunto Nº 23/2023 – Capes/Secadi.
Os selecionados para a função de Formador Convidado receberão uma bolsa no valor de R$ 1.550,00, que será paga mensalmente para cada formador, considerando uma carga horária de 15 horas mensais de componente curricular ministrado. Entretanto, essa remuneração está limitada a seis mensalidades por componente curricular.
As inscrições para participar do processo seletivo se encerram na próxima sexta-feira, dia 9. Os interessados podem acessar o Edital 105/2025 diretamente no site da UFSM, especialmente na seção da Prograd.
Requisitos para Candidatura
A seleção para a vaga requer que os candidatos atendam a alguns critérios específicos. Primeiramente, é necessário ser um mestre tradicional que possua notório saber ou ter o reconhecimento por alguma organização indígena, quilombola, de populações do campo ou de comunidades tradicionais, conforme o contexto social ou por títulos obtidos em instituições de ensino superior.
Além disso, os candidatos devem comprovar experiência em pelo menos um dos seguintes aspectos:
- Participação em atividades comunitárias nos seus territórios, aplicando e compartilhando saberes tradicionais;
- Realização de palestras, oficinas ou cursos em universidades, faculdades, escolas, ou em parceria com organizações indígenas ou quilombolas;
- Colaboração em disciplinas de cursos de licenciatura ou bacharelado, atuando como debatedor, facilitador ou expositor;
- Participação em programas de formação continuada para professores;
- Atuação como formador, tutor ou coordenador em iniciativas institucionais de capacitação de professores;
- Participação em bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso em especializações, mestrados ou doutorados, utilizando o notório saber.
Foco em Produção Audiovisual e Didática Kaingang
Uma particularidade importante desse edital é que a área de atuação está voltada para a produção audiovisual e a criação de material didático destinado ao povo Kaingang. Assim, um dos requisitos essenciais é que o candidato possua graduação em cinema, desenho industrial ou jornalismo. Além disso, é desejável que o candidato tenha um mestrado em áreas pertinentes e experiência de docência em nível superior, contribuindo para a formação de educadores que atuam em contextos interculturais.
Com essa iniciativa, a UFSM reafirma seu compromisso com a diversidade e a inclusão, promovendo a valorização dos saberes indígenas e contribuindo para uma educação mais equitativa e de qualidade para todos.
