Inscrições Abertas para Educadores Indígenas
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), está recebendo inscrições para a seleção de um formador convidado que atuará no curso de Licenciatura Intercultural Indígena, situado no Campus Frederico Westphalen. Este curso faz parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica, conhecido como Parfor Equidade, e a seleção ocorre por meio do Edital Conjunto Nº 23/2023, parceria entre a Capes e a Secadi.
A bolsa destinada ao formador convidado é de R$ 1.550,00, a ser paga mensalmente a cada profissional, considerando a carga de 15 horas de componente curricular ministrado, com um limite de seis mensalidades por componente.
As inscrições se encerram na próxima sexta-feira, dia 9. O Edital 105/2025, que contém todas as informações necessárias, está disponível no site da UFSM, na seção da Prograd.
Requisitos para Candidatura
Para se candidatar à vaga, os interessados devem atender a alguns critérios específicos:
I. Ser mestre tradicional (com notório saber) ou ter o reconhecimento por uma organização indígena, quilombola ou de populações do campo, ou ainda de segmentos de povos e comunidades tradicionais, conforme a respectiva comunidade ou grupo social, ou possuir títulos de instituições de ensino superior.
II. Comprovar experiência em pelo menos um dos seguintes critérios:
a) Participação em atividades comunitárias em seus territórios, contribuindo com saberes tradicionais;
b) Realização de palestras, oficinas ou cursos em universidades, institutos, faculdades, escolas ou junto a organizações indígenas, quilombolas ou de populações do campo;
c) Colaboração em disciplinas de cursos de licenciatura ou bacharelado como debatedor, facilitador ou expositor;
d) Atuação em cursos de formação continuada para professores;
e) Experiência como formador, tutor ou coordenador em programas ou projetos de formação de professores;
f) Participação em bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso de especialização, mestrado ou doutorado, demonstrando notório saber.
A área de atuação do formador convidado envolve a produção audiovisual e a elaboração de material didático voltado à cultura kaingang. Para se candidatar, é necessário ter graduação em cinema, desenho industrial ou jornalismo, além de mestrado em áreas afins e experiência docente em nível superior.
