Retrospecto e Desempenho do América-RN na Copa do Brasil
O América-RN inicia sua trajetória na Copa do Brasil 2026 na próxima terça-feira, enfrentando o GAS, atual bicampeão roraimense. O duelo será realizado na Casa de Apostas Arena das Dunas, em Natal, com a bola rolando às 21h30 (horário de Brasília). O ge acompanhará o jogo em tempo real.
Esta edição marca a 29ª participação do América na Copa do Brasil, uma competição que já trouxe alegrias e desafios ao time. A melhor performance do Alvirrubro ocorreu em 2014, quando alcançou a sexta posição na tabela.
Renan Bragança, jogador que ficou marcado pela eliminação do ano anterior, volta a compor o elenco na atual temporada. Nos últimos dez anos, o América disputou a Copa do Brasil em nove ocasiões, com um histórico que revela cinco eliminações e quatro classificações na fase inicial.
Na fase de estreia, que acontece em formato de jogo único, o retrospecto do América é um misto de triunfos e desafios: são quatro eliminações, ocorrendo em 2017 contra o Audax-SP, em 2018 contra o Tubarão, em 2023 diante do Iguatu e em 2025 contra o União-TO. Por outro lado, o time também obteve quatro classificações, destacando-se contra Sobradinho (2019), São Luiz-RS (2020), Real Brasília (2021) e Costa Rica-MS (2024). Em todas essas situações, as partidas foram disputadas fora de casa, onde o Alvirrubro conseguiu garantir sua passagem com um empate, aproveitando o regulamento da época que favorecia essa situação.
Para a edição de 2026, o América buscará se destacar na segunda fase, que também será disputada em partida única. O sorteio definiu o mando de campo, e as equipes não terão vantagem do empate; portanto, caso haja igualdade de pontos no final do tempo regulamentar, a vaga será decidida em cobranças de pênaltis.
No ano de 2024, a última vez em que o América passou para a próxima fase, o time avançou até a terceira fase do torneio, eliminando os adversários Costa Rica-MS e São Luiz-RS, mas foi superado pelo Corinthians, ficando pelo caminho.
Histórico das Estreias do América-RN na Copa do Brasil
A seguir, apresentamos um resumo do desempenho do América nas estreias das últimas dez edições da Copa do Brasil:
- 2016: Eliminado – Gama 1 x 0 América-RN. O América venceu o segundo jogo por 3 a 2, mas não foi suficiente para garantir a vaga, devido aos dois gols sofridos em casa.
- 2017: Eliminado – Audax 1 x 0 América-RN. O time paulista, sob a direção de Fernando Diniz, impôs a derrota ao Alvirrubro.
- 2018: Eliminado – Tubarão 2 x 0 América-RN. Os gols de Marcos Vinícius e Romarinho garantirão a vitória do Tubarão.
- 2019: Classificado – Sobradinho 0 x 0 América-RN. O empate foi suficiente para a classificação do América.
- 2020: Classificado – São Luiz-RS 0 x 0 América-RN. Assim como no ano anterior, o regulamento favoreceu o Alvirrubro.
- 2021: Classificado – Real Brasília 0 x 2 América-RN. Os gols marcados por Caxito e Luan Silva garantiram a vitória.
- 2022: Não disputou.
- 2023: Eliminado – Iguatu 1 x 0 América-RN. A partida foi marcada por forte chuva, e o gol da vitória foi anotado por Talisson Calcinha no Estádio Morenão, em Iguatu.
- 2024: Classificado – Costa Rica-MS 1 x 2 América-RN. Alan e Giovani balançaram as redes, enquanto Marquinhos Bala descontou para o CREC.
- 2025: Eliminado – União-TO 4 x 2 América-RN. Apesar de ter saído na frente com gols de Ricardo Bueno e Lucas Rodrigues, o América não conseguiu segurar a vantagem e viu o União virar o jogo com gols de Allan, Jean Bala (duas vezes) e Gabriel Vinícius.
O América-RN, portanto, carrega um histórico misto na competição, que promete mais emoções na edição de 2026. A expectativa é que, sob pressão e com a torcida ao seu lado, o Alvirrubro busque superar as dificuldades e proporcionar alegrias à sua fiel torcida.
