Evolução dos Atletas Emprestados
Nos primeiros meses de 2026, o Brasil emprestou quatro atletas para competições estaduais, mas apenas três deles já estão em atividade e, destes, apenas dois tiveram a oportunidade de entrar em campo. No Campeonato Gaúcho, Otávio defende o Inter de Santa Maria, enquanto Yuri representa o Avenida. No Mato-Grossense, quem se destaca é o goleiro João Lucas, que está no Luverdense. Alan, também do clube Rubro-Negro, foi acertado com o Naviraiense (MS).
Entre os atletas que permanecem sob contrato com o Brasil, o volante Thiago Henrique ainda não se juntou a nenhum clube e aguarda a apresentação do elenco para iniciar a pré-temporada. O mesmo destino é compartilhado pelo atacante Guilherme Costa, que também permanece em espera.
Yuri Ganha Espaço no Avenida
Yuri iniciou sua trajetória no Campeonato Gaúcho como reserva, atrás de Cristian Lessa no Avenida. Nas três primeiras rodadas, ele não teve oportunidades de jogo, mas a situação mudou. Diante da necessidade de uma vitória, o técnico Gabriel Dutra promoveu alterações na escalação antes do confronto contra o Ypiranga, realizado na última quarta-feira. Entre essas mudanças, a entrada de Yuri como titular foi decisiva.
O jovem atleta atuou os 90 minutos e ajudou o Periquito a conquistar uma vitória de 3 a 0, saindo da última posição no grupo A do Gauchão. Sua performance foi elogiada pelo repórter João Cléber Caramez, do Grupo Gazeta de Santa Cruz do Sul. “Yuri foi uma boa surpresa na escalação. Gabriel Dutra ficou satisfeito com o que viu nos treinos e apostou nele pela capacidade ofensiva. Ele mostrou uma atuação sólida, assim como toda a equipe ontem [quarta-feira]”, destacou o jornalista.
O Papel de Otávio no Inter de Santa Maria
Otávio se integrou ao Inter de Santa Maria durante a pré-temporada e, após começar o Gauchão como reserva, rapidamente se tornou titular. Ele participou das duas últimas rodadas, jogando os 90 minutos em uma delas e saindo na etapa final contra o Juventude. Essa substituição ocorreu em um momento estratégico, já que o Inter tinha uma vantagem numérica em campo.
O repórter Gilson Aves, do Jornal Diário de Santa Maria, elogiou a atuação de Otávio. “Ele cumpre seu papel com eficiência. Não houve um lance que comprometesse sua performance e ele não falhou em nenhuma jogada que resultasse em um ataque perigoso ao adversário. Embora tenha mais funções defensivas, é um bom jogador e está no grupo dos titulares absolutos do Inter-SM nesta competição”, disse Aves.
Expectativas para Alan e João Lucas
Em um cenário diferente, o volante Alan, que se destacou na Copinha sob a liderança de Gilson Maciel, fará sua estreia com o Naviraiense neste sábado. O time se prepara para a abertura do Campeonato Sul-Mato-Grossense contra o Costa Rica, fora de casa, onde Alan deve ser escalado como titular.
Por outro lado, João Lucas, aos 21 anos, continua sua busca pela primeira oportunidade no time profissional do Brasil. Após uma temporada passada como terceiro goleiro, ele subiu na hierarquia e se tornou o reserva imediato de Tiepo, devido à saída de Gabriel Oliveira. Com um contrato ativo com o Rubro-Negro, João Lucas foi emprestado ao Luverdense, que participa do Campeonato Mato-Grossense, mas até o momento não teve a chance de atuar, permanecendo no banco de reservas.
