Desempenho dos Atletas Emprestados
Nos primeiros meses de 2026, quatro atletas do Brasil estão emprestados para competir nos estaduais, e, até o momento, apenas três já estão em atividade, com dois deles efetivamente entrando em campo. No Campeonato Gaúcho, Otávio defende o Inter de Santa Maria, enquanto Yuri faz sua parte pelo Avenida. Já no Campeonato Mato-Grossense, o goleiro João Lucas se encontra no Luverdense, e o volante Alan firmou contrato com o Naviraiense.
Entre os jogadores que continuam vinculados ao Rubro-Negro, o volante Thiago Henrique ainda não fechou com nenhuma equipe e aguarda a apresentação do elenco para dar início à pré-temporada, assim como o atacante Guilherme Costa.
Yuri Ganha Espaço no Avenida
No Avenida, Yuri começou o Campeonato Gaúcho como reserva, sem oportunidades nos três primeiros jogos. No entanto, a situação mudou quando o treinador Gabriel Dutra decidiu promover algumas mudanças no time, em busca de uma vitória que ainda não havia ocorrido nas primeiras rodadas. Para enfrentar o Ypiranga, na última quarta-feira, Yuri foi promovido à titularidade.
O jogador teve uma atuação destacada, jogando os 90 minutos e ajudando o time a conquistar uma vitória convincente de 3 a 0, retirando a equipe da lanterna do grupo A. O repórter João Cléber Caramez, do Grupo Gazeta de Santa Cruz do Sul, elogiou o desempenho do atleta: “Yuri foi bem. Uma novidade na escalação. Gabriel Dutra gostou do que viu nos treinos anteriores e apostou nele pela sua virtude ofensiva. Teve uma atuação segura, assim como todo o time”, relatou.
Otávio se Consolida como Titular
Já Otávio, que se apresentou ao Inter de Santa Maria durante a pré-temporada, iniciou sua trajetória no Gauchão como reserva, mas rapidamente se destacou. Ele entrou em campo na estreia e, a partir de então, não saiu mais da equipe titular. Nos dois últimos jogos, atuou por 90 minutos, sendo substituído apenas na partida contra o Juventude, em um momento em que o Inter contava com dois jogadores a mais e o técnico decidiu reforçar o ataque.
De acordo com o repórter Gilson Aves, do Jornal Diário de Santa Maria, Otávio está sendo considerado um dos pilares do time. “Ele faz o feijão com arroz muito bem. Não comprometeu em nenhum lance, não houve uma jogada em que ele tenha falhado, e está entre os nomes que coloco como titulares absolutos do Inter-SM nesta competição”, afirmou.
Expectativas para Alan e João Lucas
No que diz respeito a Alan, volante que se destacou na Copinha sob o comando de Gilson Maciel, ele está prestes a fazer sua estreia no Naviraiense, que se prepara para enfrentar o Costa Rica no Campeonato Sul-Mato-Grossense neste sábado. Espera-se que Alan ocupe uma posição de titular, contribuindo com sua experiência.
Por outro lado, João Lucas, goleiro de apenas 21 anos, ainda está em busca de sua oportunidade no time profissional do Brasil. Após passar grande parte da última temporada como o terceiro goleiro, ele subiu na hierarquia após a saída de Gabriel Oliveira e se tornou o reserva imediato de Tiepo. Emprestado ao Luverdense, que participa do Campeonato Mato-Grossense, João Lucas ainda não teve a chance de deixar o banco de reservas, mas a expectativa é que, com o tempo, ele possa demonstrar seu potencial.
