Iniciativa em Campo Grande promove a valorização da identidade Terena através da cerâmica
A rica tradição cerâmica do povo Terena está ganhando destaque e reconhecimento com a realização da Oficina de Cerâmica Patrimônio Terena, que ocorrerá no Jardim Noroeste, em Campo Grande. Este projeto é voltado para mulheres indígenas e conta com o suporte da Política Nacional Aldir Blanc.
Promovida pela Associação de Artesãos Indígenas, a oficina tem como principal objetivo resgatar e valorizar o saber ancestral da cerâmica Terena. Esta prática, reconhecida como patrimônio cultural do povo Terena, não só preserva a identidade e a memória coletiva, mas também representa uma alternativa viável de geração de renda para as mulheres indígenas, garantindo sua autonomia e a continuidade cultural.
Durante os encontros, as participantes terão a oportunidade de aprender diretamente sobre as técnicas tradicionais da cerâmica Terena. A formação abrange todas as fases do processo, desde a preparação da argila até a modelagem, o acabamento e a queima das peças.
Segundo Elida Fátima, indígena Terena e presidenta da Associação de Artesãos Indígenas, “a cerâmica Terena carrega a história, a memória e a identidade do nosso povo. Fortalecer esse saber é garantir que nossas mulheres sigam transmitindo a cultura para as próximas gerações e, ao mesmo tempo, tenham oportunidade de gerar renda com aquilo que é nosso patrimônio.”
A Oficina de Cerâmica Patrimônio Terena está marcada para o próximo dia 26, das 13h às 17h, na sede da Associação de Artesãos Indígenas, localizada na Rua Adventor Divino de Almeida, 1226, no Jardim Noroeste. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo telefone (67) 98446-9044.
Fique por dentro das atualizações e novidades seguindo o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Está com sugestões de pautas? Compartilhe conosco nas redes sociais ou pelo Direto das Ruas no WhatsApp (67) 99669-9563.
