Reunião com Governo e o Futuro do Setor Petrolífero
Na manhã da última quinta-feira, 15, representantes do SINDIPETRO-RN se reuniram com Alan Jefferson da Silveira Pinto, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte. O encontro teve como foco a atual situação do setor petrolífero e as articulações para atrair mais investimentos na exploração e produção na Bacia Potiguar.
Com o término de várias campanhas reivindicatórias dos trabalhadores, que pedem novos Acordos Coletivos de Trabalho, especialmente com a Petrobrás, a reunião com o governo marca uma nova fase desses esforços, que haviam sido intensificados pelo Sindicato no segundo semestre de 2025.
O coordenador-geral do SINDIPETRO-RN, Marcos Brasil, destacou que o encontro foi crucial para avaliar o cenário atual do setor, que enfrenta um declínio significativo. “Reafirmamos nossa preocupação com a situação, que continua a confirmar os prognósticos anteriores”, comentou.
De acordo com Marcos Brasil, o boletim da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revelou que, em outubro de 2025, o Rio Grande do Norte atingiu o menor volume de produção petrolífera dos últimos 30 anos. Além disso, as mais de 500 demissões ocorridas no setor no mesmo período impactam severamente a sociedade local.
Os representantes do Sindicato também ressaltaram que as empresas independentes, que assumiram a operação dos campos após a privatização, estão enfrentando desafios financeiros. “Essas operadoras estão com dificuldades em realizar os investimentos necessários, tanto para aumentar a produção quanto para mantê-la”, alertou Brasil.
