Xavante na Recopa Gaúcha 2026
O Brasil, conhecido como Xavante, pode dar início a sua temporada de 2026 com uma partida oficial que pode render um título. O presidente do clube, Vilmar Xavier, informou que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) está programando para a segunda quinzena de março a realização da Recopa Gaúcha, que será disputada contra o Internacional no estádio Bento Freitas.
Esta edição da Recopa coloca em confronto os campeões da Copa FGF, o Brasil, e do Campeonato Gaúcho, o Internacional. Tradicionalmente, a FGF alterna o mando de campo entre os vencedores de cada competição. Em 2025, o jogo foi realizado na casa do campeão do Gauchão e, portanto, em 2026, será na casa do ganhador da Copa Ruy Carlos Ostermann.
Se a 13ª edição da Recopa se confirmar antes do início da Série D, o Grêmio Esportivo Brasil SAF realizará seu primeiro jogo oficial com a expectativa de conquistar um título inédito. A pré-temporada está prevista para começar no início de março.
Desafios do Xavante em 2026
No decurso do ano de 2026, o Xavante também participará da Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em abril, e da Divisão de Acesso, programada para agosto. Segundo o planejamento da SAF, há uma boa possibilidade de que o clube participe da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa Copinha, que tem início em maio.
O presidente Vilmar Xavier destacou a confiança em um futuro promissor para o clube: “Assim vai o Xavante tocando com mais condições, com os pés mais no chão, e tenho certeza de que vai trazer muitas alegrias e vitórias para nós, torcedores xavantes”, afirmou em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM.
Com essa perspectiva de um calendário robusto, o Brasil se prepara para uma temporada recheada de desafios e oportunidades. O confronto na Recopa Gaúcha não é apenas uma chance de conquistar um troféu, mas também um momento para demonstrar a evolução do time sob a gestão da SAF, que tem promovido mudanças significativas no clube, visando um desempenho competitivo.
Expectativas para a temporada
Para os torcedores xavantes, a expectativa é de que o time consiga não apenas iniciar a temporada com um título, mas também manter a competitividade ao longo do ano. A participação na Série D e a Divisão de Acesso são fundamentais para o futuro do clube e para reencontrar a trajetória de conquistas.
Além disso, a possibilidade de uma participação na Copinha reforça a ideia de que a base do Xavante está sendo bem trabalhada, o que é crucial para a formação de novos talentos. Assim, o Brasil busca retomar o protagonismo que sempre teve no futebol gaúcho e brasileiro.
