O retorno do ídolo: Emerson assume o Brasil de Pelotas
O ex-volante Emerson, revelado pelo Grêmio e que teve uma brilhante carreira passando por clubes como Real Madrid, Roma, Milan, Juventus e Bayer Leverkusen, agora é o novo proprietário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Brasil de Pelotas, que milita na Série D do Campeonato Brasileiro. Emerson, que exerceu a função de capitão da Seleção Brasileira, teve a infeliz experiência de ser cortado antes da Copa do Mundo de 2002 devido a uma lesão, mas participou das Copas de 1998 e 2006, deixando sua marca na história do futebol.
“Um bom filho à casa torna. Tive a oportunidade de rodar por outros lugares, então é uma honra estar aqui à frente do clube”, afirmou o ex-atleta em um tom emocionado. Natural de Pelotas, Emerson reside hoje nos Estados Unidos, onde se dedica a investimentos imobiliários e à administração de um centro de treinamento. Apesar da distância, ele garantiu que estará à frente do departamento de futebol do clube gaúcho, utilizando a tecnologia para manter a comunicação.
“Temos a facilidade da internet, mas pode ter certeza de que estarei mais em Pelotas. Abracei este projeto e, embora minha vida e minha família estejam nos EUA, entendo que é necessário estar presente nessa caminhada”, destacou o ex-jogador, celebrando sua nova fase profissional.
Desde já, Emerson já iniciou o planejamento da temporada de 2026, com a confirmação de Hélio Vieira como coordenador técnico e a renovação da comissão técnica liderada por Gilson Maciel. “Queremos dar continuidade a um trabalho vencedor, foi assim que encerramos 2025. Sabemos que o elenco está curto e que muitos jogadores já tinham compromissos antes da nossa chegada, mas estou confiante de que faremos um excelente trabalho”, assegurou.
A nova gestão, chamada Consórcio Xavante, que conta também com as empresas VEX Capital e Greenfield Partners, planeja investir mais de R$ 140 milhões em uma década. A formalização da SAF aconteceu em outubro, durante o processo de recuperação judicial do clube, com apoio unânime dos associados.
O planejamento para os próximos cinco anos é ambicioso: tirar o Brasil de Pelotas da Segunda Divisão estadual e trazê-lo de volta à Série B do Brasileiro. “Estamos focados em um conjunto de ações. A importância de um centro de treinamento, de ter uma base sólida e profissionais competitivos são fundamentais, pois o Brasil exige isso. É um desafio muito grande”, finalizou.
