Uma Nova Era para o Brasil de Pelotas
O ex-volante Emerson, que brilhou em clubes de renome internacional e foi capitão da Seleção Brasileira, agora é o novo proprietário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Brasil de Pelotas, time que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro. Reconhecido por sua trajetória no Grêmio e por passagens marcantes por equipes como Real Madrid, Roma e Juventus, ele se junta à gestão do clube em um momento crucial para sua reestruturação.
Inspirado por suas raízes, Emerson expressou sua felicidade em retornar e liderar o clube de sua cidade natal. “Um bom filho à casa torna. Já tive a possibilidade de rodar em outros lugares, então hoje é uma honra estar aqui à frente do clube”, afirmou o ex-atleta, que, apesar de residir atualmente nos Estados Unidos, mantém um forte elo com Pelotas.
Em sua nova função, Emerson também atua como investidor imobiliário e possui um centro de treinamento, de onde planeja acompanhar de perto o progresso do Brasil de Pelotas. Ele enfatizou a importância de estar presente, mesmo que virtualmente: “Hoje a gente tem a facilidade da internet, mas pode ter certeza que estarei mais em Pelotas, em função de que abracei esse projeto. Tenho minha vida nos Estados Unidos, mas entendo que é necessário estar junto nessa caminhada”.
Planejamento e Renovação
Mesmo antes de assumir oficialmente, Emerson já está envolvido na elaboração do planejamento para a temporada de 2026. Ele confirmou a continuidade de Hélio Vieira como coordenador técnico e deu seu aval para a renovação da comissão técnica liderada por Gilson Maciel. “Queremos dar continuidade a um trabalho vencedor, foi assim que acabamos o ano de 2025”, disse.
No entanto, o ex-capitão reconhece que o elenco atual enfrenta desafios. “Sabemos que o elenco está curto, muitos jogadores já tinham outros compromissos antes da nossa chegada, mas tenho certeza que vamos fazer um excelente trabalho”, assegurou.
Investimentos e Metas Ambiciosas
O Consórcio Xavante, do qual Emerson faz parte, inclui as empresas VEX Capital e Greenfield Partners, e promete realizar investimentos superiores a R$ 140 milhões ao longo de dez anos. A aprovação da SAF ocorreu em outubro, durante um processo de recuperação judicial do clube, com a anuência unânime dos associados.
O planejamento da nova gestão é audacioso: o objetivo é retirar o Brasil de Pelotas da Segunda Divisão estadual e ascender à Série B do Campeonato Brasileiro. “Trabalhar um pouco de tudo é o que estamos fazendo hoje. Entendemos que é um conjunto de estratégias para chegarmos aonde queremos”, afirmou Emerson.
O ex-jogador destacou a importância de várias iniciativas, como a implementação de um centro de treinamento robusto, o fortalecimento das categorias de base e a contratação de profissionais competitivos, ressaltando a demanda por excelência no futebol brasileiro. “É um desafio muito grande”, concluiu.
