Paraná se Destaca na Luta Contra a Fome
O Paraná se destacou na cerimônia de premiação da 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome, um evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O estado foi premiado nas categorias “Bom Funcionamento das Instâncias do Sisan nos Estados”, que reconhece as unidades federativas com melhor desempenho na gestão e implementação do sistema, e “Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”, com o Programa Compra Direta Paraná. A entrega dos troféus ocorreu na quarta-feira (17), no Teatro Nacional, em Brasília.
Esse reconhecimento nacional ressalta o compromisso do Paraná com a promoção da segurança alimentar e nutricional, além de reforçar a consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Na ocasião, a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Roseli Pittner, representou o estado.
Como mencionado pelo MDS, a solenidade celebrou iniciativas e políticas públicas que têm contribuído na luta contra a insegurança alimentar no Brasil. A premiação destacou ações inovadoras que fortaleceram o Sisan e ampliaram o acesso ao direito humano à alimentação adequada, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade social.
Compromisso com as Políticas Públicas
O secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Marcio Nunes, ressaltou que as premiações concedidas pelo governo federal evidenciam a seriedade e o compromisso com que a política de segurança alimentar e nutricional é tratada no Paraná. “As políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional representam a articulação de esforços intersetoriais. O reconhecimento do Paraná reafirma seu papel de destaque nessas políticas, fortalecendo a parceria entre governo, agricultores e sociedade civil para a construção de um estado mais justo e solidário”, enfatizou Nunes.
No total, 40 premiações foram concedidas entre estados, Distrito Federal e municípios. As iniciativas vencedoras foram analisadas por uma comissão formada por especialistas e representantes das instâncias de gestão da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.
Funcionamento do Sistema e Adesão dos Municípios
A categoria “Bom Funcionamento das Instâncias do Sisan nos Estados” avalia o sistema público de gestão intersetorial e participativa, que possibilita a articulação entre os três níveis de governo e a sociedade civil organizada na implementação e execução das políticas de segurança alimentar e nutricional.
O Paraná conta com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, além da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Paraná – Caisan/PR. O estado ainda possui o IV Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional 2024-2027, que inclui 83 metas e 170 ações a serem implementadas, coordenadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Destaque também para a adesão dos municípios ao Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Sisan), com 90% das cidades paranaenses participando. “A premiação vem para ratificar o compromisso do Estado, dos municípios e da sociedade civil com a segurança alimentar e o avanço das políticas públicas, criando um círculo virtuoso de melhoria contínua”, comentou Márcia Stolarski, chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Seab.
Organizado pelo MDS, por meio da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, o prêmio é uma importante iniciativa que busca incentivar e reconhecer ações que promovem a segurança alimentar no Brasil.
